Programação
Veja a seguir a programação e faça o download das palestras do III Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol.
Horário | |
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08:30 |
Inscrição |
09:30 |
Abertura
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10:30 |
Especificação do EtanolO etanol distribuído no Brasil (E100), um combustível homogêneo e a “gasolina” é o E27. Nos EUA adota-se o E85 (85% etanol e 15% gasolina) que, na prática, pode ser o E51 a E81, além do E10. A mesa analisa qual seria a mistura ideal visando o uso otimizado em motores Otto.
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11:30 |
Etanol e Cadeia Energética da CanaNovas variedades de cana, de técnicas de gestão agrícola e de processamento industrial já dominadas ou de grande potencial, como o etanol de 2ª geração, vão tornar o etanol cada vez mais competitivo tanto do ponto de vista econômico quanto sócio-ambiental. A mesa discute as oportunidades criadas e barreiras a vencer para acelerar o aumento de produtividade do setor sucroenergético.
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12:30 |
Intervalo do almoço |
14:00 |
Painel: Carros Leves a Etanol no Mercado BrasileiroTecnologias que vão se tornando lugar-comum – injeção direta, turbos, transmissão automática – permitem obter desempenho elevado no uso do etanol em motores adequados. A mesa examina as oportunidades e barreiras que se colocam para as montadoras atenderem milhões de motoristas brasileiros que usam apenas o etanol com carros projetados para emprego desse combustível com alto rendimento, e/ou flex otimizados para seu uso.
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15:00 |
Uso Eficiente do Etanol e Emissão de GEEO uso do etanol como alternativa à gasolina tem grande e reconhecida importância para reduzir a emissão de GEE no consumo automotivo brasileiro. Como o uso mais eficiente favorece este resultado, a mesa discute em que medida, ele pode/deve ser incorporado aos compromissos brasileiros para redução das emissões definidas na COP 21.
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16:00 |
Etanol no transporte pesado (etanol no lugar de diesel)Apesar do subsídio ao uso do diesel, sua substituição por etanol ao custo de produção deste último seria competitiva para a agroindústria da cana. Vem sendo também usado em diversos países para reduzir emissões urbanas e cumprir metas de descarbonização dos transportes. A mesa examina a viabilidade técnica, econômica e social dessas substituições no Brasil.
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Horário | |
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09:00 |
Painel : Motores a etanol – P&D e academiaNo passado, houve grande interesse nas universidades e centros de pesquisa no aperfeiçoamento dos motores a etanol. Hoje, apesar da importância da cana como fonte primária de energia do país, há poucos trabalhos acadêmicos. A mesa examina como retomar o tema, promovendo e estimulando iniciativas de pesquisa e desenvolvimento relativas ao uso otimizado do etanol.
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10:30 |
Marketing do uso eficiente do etanolA informação de que o etanol equivale a 70% da gasolina é equivocada, porém amplamente difundida, apesar de evidências em contrário, que serão apresentadas. A mesa indica como orientar consumidores e tomadores de decisão do governo quanto ao uso adequado desse combustível.
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11:30 |
Fórmula Inter a etanolA Fórmula Inter, mais inovadora modalidade do automobilismo brasileiro (2016), usa motor desenvolvido para usar o etanol como único combustível. A mesa apresenta o veículo e discute como essa experiência contribui para aumentar a eficiência veicular com etanol.
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12:30 |
Intervalo do almoço |
14:00 |
Ações de governoIncentivos fiscais e de outras naturezas, ao aumento da eficiência energética dos carros (Inovar Auto) podem ser usados para promover o uso mais eficiente do etanol.
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15:00 |
Panorama InternacionalEstimulado pela questão ambiental e por dificuldades para reconciliar o uso eficiente e a baixa emissão de CO2 do diesel, o interesse pelo etanol como combustível deve aumentar, sobretudo na Europa. Também deve aumentar a demanda pelo emprego de motores a etanol eficientes. O Brasil tem toda a condição de liderar esta tendência.
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16:00 |
Painel FinalO uso eficiente do etanol veicular, além dos impactos ambientais e sociais favoráveis, afeta positivamente a economia dos consumidores e de todos os agentes ao longo da sua cadeia de produção e transformações da cana. Sua maior difusão contribuirá para revigorar a oferta do único combustível renovável produzido em larga escala sem subsídios e sem monetização de suas externalidades positivas. Também contribuirá para diversificar a produção da indústria automotiva visando novos mercados, aqui e no exterior, além de favorecer o aumento da geração de energia elétrica disponível para o mercado, substituindo energias fósseis. |