Você está aqui

III Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol
20 de Setembro a 21 de Setembro
Auditório da Bosch - Via Anhaguera, Km 98 - Campinas - SP

Um entusiasta do etanol no front de pesquisa

Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento de Sistemas de Controle do Motor e de Inovação, Gasoline Systems, Bosch. Foto: João Batista.
Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento de Sistemas de Controle do Motor e de Inovação, Gasoline Systems, Bosch. Foto: João Batista.

Erwin Franieck, gerente de Desenvolvimento de Sistemas de Controle do Motor e de Inovação, Gasoline Systems, Bosch, apresentou a palestra Uso eficiente do etanol como meio para atender as metas internacionais de redução das emissões veiculares de GEE.

O engenheiro da Bosch começou sua palestra demonstrando todo o seu entusiasmo em relação ao etanol e lamentando o menor destaque dado ao tema nos últimos anos: "dentro do Brasil nós temos que fazer muito mais. O tema etanol é importantíssimo para o nosso país, ele dá um sentido à engenharia que se faz no Brasil. Enquanto o país estava em um movimento de crescimento, falava-se com seriedade sobre o etanol, mas neste momento de crise, isso se perdeu um pouco. Temos que recuperar a energia para voltar melhor".

O pesquisador da Bosch sustentou a necessidade de se realizar cada vez mais um deep diving na tecnologia com o objetivo de pesquisar em detalhes as características e ajustes técnicos que podem tornar os motores a etanol cada vez mais eficientes. De acordo com Erwin, “esse processo foi feito por muitos pesquisadores mundo afora em torno da gasolina, ao longo de muitos e muitos anos, e continua a ser feito hoje. Agora, temos que fazer a mesma coisa para aprimorar a queima do etanol nos motores”.

Durante toda a palestra, Erwin deixou transparecer um entusiasmo pessoal pelo etanol, sinalizando que gostaria de vê-lo disseminado, otimizado e ocupando um espaço muito mais proeminente na matriz energética brasileira.

Dentro da Bosch, o engenheiro está envolvido com pesquisas para a otimização dos motores para uso do etanol e apresentou os resultados de um projeto de veículo que foi desenvolvido por um grupo especializado de engenheiros e entusiastas da companhia. A equipe realizou uma série de modificações técnicas em motores para torná-los mais eficientes na queima do etanol e sua apresentação trouxe uma visão geral das mudanças realizadas em protótipos e dos resultados promissores alcançados nesse processo.

Erwin concluiu sua exposição alertando a plateia para o papel estratégico das pesquisas em torno do etanol e sua urgência no atual cenário: "nós não podemos abrir mão de fazer essa tecnologia. Se o Brasil não fizer isso, outros vão fazer em seu lugar".

Menu principal