Você está aqui

III Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol
20 de Setembro a 21 de Setembro
Auditório da Bosch - Via Anhaguera, Km 98 - Campinas - SP

Etanol e emissões locais

O especialista em emissões veiculares, Alfred Szwarc
O especialista em emissões veiculares, Alfred Szwarc

Alfred Szwarc, especialista em emissões veiculares, apresentou a palestra "Etanol e emissões locais", na qual analisa o impacto das emissões sobre a saúde das pessoas e a poluição nas cidades, destacando as vantagens do etanol sobre os combustíveis fósseis.

Segundo o palestrante, o tema do aquecimento global colocou a questão da poluição local e regional em segundo plano na agenda ambiental, mas essa agenda vem sendo retomada. A alta densidade populacional nas cidades significa que as pessoas nesse ambiente sofrem maior impacto pelas emissões veiculares. Pesquisas sugerem possível correlação entre poluição do ar e doença de Alzheimer. "Sem dúvida nenhuma, o controle das emissões em veículos automotores é importante", declarou Alfred.

O palestrante citou alguns aspectos importantes do avanço do etanol ao longo dos anos:

  • A adição do etanol na gasolina ajudou o Brasil a ser o primeiro país a banir os aditivos a base de chumbo da gasolina.
  • Na década de 80, um carro a alcool emitia 180 mg/km de aldeídos; essa emissão atualmente é inferior a 20 mg/km.
  • O índice de monóxido de carbono na Região Metropolitana de São Paulo deixou de ser um problema atualmente.
  • O etanol apresenta conteúdo muito baixo de enxofre. Uma substancial redução dos óxidos de enxofre nas emissões contribuiu para reduzir significativamente da concentração dessa substância nas cidades brasileiras. Segundo o palestrante, "em São Paulo, os índices são extremamente baixos".

O palestrante citou uma pesquisa que demonstra que a substituição da gasolina pelo etanol pode trazer ganhos sociais para a saúde. Se 50% da gasolina em São Paulo fosse substituída por etanol, é possível afirmar que haveria uma redução da ordem de US$ 20 milhões em custos associados ao atendimento ambulatorial.

O palestrante mencionou ainda que uso do etanol em mistura com a gasolina, ou mesmo puro, contribui para a redução nas emissões. Com uso exclusivo de etanol, esse impacto é ainda mais significativo: há redução em até 90% em relação à gasolina sem etanol. Em face das vantagens do etanol sobre a gasolina, Alfred Szwarc analisou que essa diferença não vem sendo adequadamente precificada no atual cenário regulatório.

Em suas considerações finais, Alfred reforçou que o etanol apresenta vantagens ambientais importantes em relação aos combustíveis fósseis e que isso se reflete na qualidade de vida e saúde da população.

Menu principal