Você está aqui

III Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol
20 de Setembro a 21 de Setembro
Auditório da Bosch - Via Anhaguera, Km 98 - Campinas - SP

O novo laboratório da PUC-Rio para pesquisa com combustíveis

Sergio Leal Braga, diretor do Instituto Tecnológico ITUC da PUC-Rio. Foto: João Batista.
Sergio Leal Braga, diretor do Instituto Tecnológico ITUC da PUC-Rio. Foto: João Batista.

O segundo dia de palestras no III Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol (21 de setembro) começou às 9h30 com apresentação de Sergio Leal Braga, diretor do Instituto Tecnológico ITUC da PUC-Rio, que deu um panorama dos investimentos em pesquisa realizados pela Universidade.

O professor apresentou o laboratório CDEV montado pela PUC-Rio no campus do Inmetro, em Xerém. Nesse espaço, é possível realizar uma série de pesquisas sobre emissões. “Este é o único laboratório do Brasil desse porte para esse tipo de pesquisa”, comemorou o professor.

O espaço do laboratório permite acomodar veículos pesados, o que viabiliza a realização de uma série de tipos diferentes de pesquisas em emissões de carros e caminhões. O espaço também conta com várias salas de motores. Uma delas está pronta, outras três estão em processo de montagem. O espaço conta também com controle de temperatura e de umidade do ar.

Sergio citou as diferentes linhas de pesquisa da PUC que serão desenvolvidas no espaço do laboratório: substituição do diesel, eficiência energética, análise da combustão e energia do hidrogênio. Ele mencionou que a Universidade possui atualmente três importantes linhas de pesquisa sentido da substituição do diesel.

Como exemplo dos recursos que são disponibilizados para os pesquisadores no laboratório, citou um equipamento fotográfico especial que é capaz de realizar até 700 fotografias por segundo. Com isso, é possível analisar em detalhes o funcionamento do motor quando acionado com os diferentes tipos de combustível em teste.

Menu principal