Você está aqui

III Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol
20 de Setembro a 21 de Setembro
Auditório da Bosch - Via Anhaguera, Km 98 - Campinas - SP

Veículo Fórmula Inter está em exposição no local do evento

Veículo Fórmula Inter em exposição no salão do evento
Veículo Fórmula Inter em exposição no salão do evento

Os visitantes do III Seminário Internacional Sobre Uso Eficiente Etanol vão poder conhecer em primeira mão um carro Fórmula Inter exposto na entrada do Salão do evento, no Auditório da Bosch, em Campinas. Um dos destaques dessa nova categoria é a utilização de etanol como combustível em todos os carros de competição.

De acordo com Edson Capellano, diretor Comercial da Fórmula Inter, a ideia é que a categoria seja intermediária entre aquelas de entrada, como o Kart, e as Fórmulas, que são disputadas no exterior, mas que exigem um investimento muito alto por parte dos piloto. "Nós queremos dar uma oportunidade para os pilotos de talento, permitindo que o fator humano se destaque sobre a mecânica dos carros", explica Edson.

Por isso, todos os carros de competição têm exatamente a mesma mecânica, garantindo que os pilotos concorram em pé de igualdade. Os carros sao mantidos sempre pela mesma equipe de mecânicos e todos são 100% iguais em suas características, mecânica e recursos.

Mas não é só isso. Edson Capellano explica que "a cada nova etapa, vamos sortear os carros oferecidos aos pilotos, garantindo que ninguém será eventualmente privilegiado pelo uso de um carro que esteja um pouco melhor do que o outro. Queremos que os pilotos se destaquem. Com essa dinâmica, conseguimos garantir essa uniformidade."

A largura dos carros é bem parecida com aquela de um F1: são 4,32 m de comprimento por 1,80 de largura. A preocupação com seguran;ca também é um destaque: os carros são fabricados respeitando os parâmetros de segurança da FIA - Federação Internacional de Automobilismo.

A primeira corrida da nova Fórmula Inter será no dia 18 de dezembro no Autódromo de Interlagos e, a partir daí, será realizada uma competição por mês.

A Fórmula Inter é homologada pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e está vinculada à FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo, passando a fazer parte do guarda-chuva de competições dessa federação.

Para mais informações sobre a Fórmula Inter, acesso o website da categoria.

Menu principal