Otimizando motores: o caso da Cummins Brasil
Na última apresentação do dia, Adriano Rishi, diretor da Cummins, trouxe a palestra Substituindo o diesel com o motor Ethos 2.8 L.
Ao longo da palestra, Adriano detalhou o projeto levado a cabo pela Cummins para o desenvolvimento de um motor baseado em etanol. Ele abordou os diversos aspectos técnicos envolvidos no projeto e as escolhas feitas pela equipe de engenheiros a partir de uma série de testes realizados com diferentes configurações, levando em conta fatores como taxa de compressão, tempo da velocidade de queima do combustível e eficiência térmica, entre outros.
Os resultados dos testes após o desenvolvimento do motor demonstraram um potencial nas emissões de CO2 da ordem de 35% a 80% em comparação com a gasolina e com o diesel.
"Dependendo das aplicações, a adoção do etanol pode ser bastante atrativa e faz todo o sentido em termos de redução do custo operacional”, declarou. Adriano lembrou também outras vantagens da adoção da tecnologia: “temos uma oportunidade de simplificação da arquitetura e não podemos desprezar a significativa redução de emissões de CO2 desde a fonte até a roda".