Você está aqui

IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol
25 de Outubro
Jundiaí Tech Center da Mahle - Rodovia Anhanguera km 49,7 (sentido interior – capital SP) - Jundiaí - SP

Jayme Buarque de Hollanda e a substituição do diesel na cadeia de produção do etanol

Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE
Jayme Buarque de Hollanda, Diretor Geral do INEE

“É preciso que a agroindústria converse mais com a indústria automobilística, mas em particular com os sistemistas de modo geral. O sistemista é o cara que sabe que, bem aproveitado, o etanol vai dar certo. A academia também precisa estar em várias frentes, estudando e desenvolvendo a oportunidade”.

O Diretor Geral do INEE falou que, na origem, no poço, o etanol tem origem basicamente na energia solar. Um gráfico apresentado durante a apresentação demonstra então as grandes perdas de energia durante o processo produtivo da cana, com importante desperdício do potencial energético do produto.

Nesse processo, Jayme focou a atenção em uma parte do processo: o processo produtivo da cana-de-açúcar no campo consome a impressionante soma de 3 bilhões de litros de diesel, ou 10% da energia do etanol produzido. Ora, não seria mais lógico se o próprio etanol, fruto do processo produtivo, pudesse ser empregado no abastecimento dos veículos pesados envolvidos nessa cadeia?

Jayme citou produtores norte-americanos que conseguiram substituir o maquinário baseado em diesel por maquinário que consome etanol no processo produtivo. Para ele, “dizer que o etanol é superior à gasolina é ótimo, mas na prática, a gente tem que partir para a ação promovendo ações práticas, e a difusão desse tipo de tecnologia pode ser uma medida interessante”.

O Diretor Geral do INEE ressaltou o transporte da cana-de-açúcar, que vem sendo feito por caminhões e veículos pesados baseados em diesel: “existe um pecado original nesse processo, e ele precisa ser atacado e resolvido pela substituição de motores a diesel por motores baseados em etanol, que eventualmente precisam ser projetados e desenvolvidos”.

Durante discussão após a apresentação, o representante da UNICA presente ao evento, Luciano Rodrigues, sinalizou que 5% do consumo de diesel em todo o Brasil está associado ao processo produtivo da cana-de-açúcar.

Giovani Machado, da EPE, citou experiência da California com a substituição do diesel do processo produtivo agrícola pelo biogás.

Menu principal