Você está aqui

IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol
25 de Outubro
Jundiaí Tech Center da Mahle - Rodovia Anhanguera km 49,7 (sentido interior – capital SP) - Jundiaí - SP

Visitas à Mahle durante o IV Seminário sobre Uso Eficiente do Etanol

O workshop vai acontecer nas dependências da Mahle, na cidade de Jundiaí.

Durante o seminário, a Mahle organizará visitas guiadas aos seus laboratórios e instalações, em grupos de até 10 pessoas. As inscrições poderão ser feitas no local, no momento do credenciamento.

Serão elaborados roteiros de visita que serão oportunamente divulgados.

A quarta edição do Seminário Etanol Eficiente discute a possibilidade de substituir diesel por etanol tanto em veículos leves quanto pesados, avaliando as questões tecnológicas, principais barreiras e perspectivas para seu uso.  

A especificação do diesel e da gasolina pelas refinarias e dos respectivos motores pela  indústria automobilística evoluíram ao longo de mais de um século, de forma simbiótica, levando à produção de veículos cada vez mais eficientes e menos poluentes em um processo que ainda está longe de acabar.

O mesmo não aconteceu com o etanol, combustível homogêneo naturalmente especificado com propriedades particularmente adequadas aos motores de combustão interna. É usado hoje em motores projetados essencialmente para usar gasolina que não tiram proveito das excelentes propriedades do etanol.

Recentes desenvolvimentos de motores a etanol indicam que, além das vantagens ambientais, são mais compactos, podendo inclusive competir com motores diesel.

Menu principal