Programação
Veja a seguir a programação e faça o download da palestras do II Seminário Internacional sobre Uso Eficiente do Etanol.
Horário | |
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09:00 |
Inscrição e Credenciamento |
09:15 |
Abertura
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10:00 |
Etanol: combustível ideal para motores OttoGraças a diversas características físico-químicas, o etanol é o combustível mais adequado para uso em motores centelhados (ciclo Otto). Seu uso pode proporcionar desempenho superior ao da gasolina. A mesa discute essas características e analisa perspectivas de evolução e uso de motores a etanol.
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11:00 |
Intervalo do Café |
11:30 |
Perspectivas para o etanol no BrasilO aumento da competitividade do etanol como combustível vai depender de maior eficiência no uso dos fatores de produção na cadeia energética da cana, segunda maior fonte primária de energia do país. A mesa avalia e discute as oportunidades de aumento de produtividade e importância da estratégia de aumentar a eficiência.
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12:30 |
Intervalo Almoço |
14:00 |
Painel: Carros Leves a Etanol no Mercado BrasileiroMilhões de consumidores usam apenas etanol hidratado como combustível. A mesa analisa se esse nicho de mercado pode ser ampliado/expandido por carros a etanol com elevada eficiência e o que seria necessário para que tal acontecesse.
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15:00 |
Etanol no transporte pesadoApesar do subsídio ao diesel, sua substituição por etanol é competitiva em atividades no âmbito da agroindústria e em outros nichos específicos, todos bastante expressivos. A mesa examina a viabilidade técnica, econômica e social dessas substituições.
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16:00 |
Intervalo do Café |
16:30 |
Notícia Sobre Experiência da RICARDO MOTORS com Utilitário Leve a etanol
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Horário | |
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09:30 |
Substituição de diesel por etanol em uso estacionárioHá diversos usos estacionários em que o motor a etanol com elevado desempenho pode substituir o diesel. Essa possibilidade inclui o acionamento veicular híbrido.
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10:30 |
Intervalo do Café |
11:30 |
Painel: removendo barreiras ao uso eficiente do etanolO Brasil deixou de produzir carros a etanol, substituídos pelos flex, cujo desempenho com etanol é inferior ao seu potencial. A proporção do etanol anidro como aditivo da gasolina além da necessária, por outro lado, reduz o desempenho dos carros a gasolina. Como políticas de governo e o falso conceito ainda nivelado à paridade de 70% álcool/gasolina podem ser corrigidas, aumentando a eficiência dos veículos de transporte individual e reduzindo emissões? Que papéis caberiam à indústria automotiva, governo, reguladores e produtores de etanol?
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12:30 |
Intervalo do Almoço |
14:00 |
Painel: Motores a etanol – P&D e academiaAté os anos 90, havia forte interesse acadêmico e técnico no etanol pela sua virtude como combustível. Apesar da importância da cana, as pesquisas e trabalhos nesta área reduziram-se a quase zero. A mesa examina como retomar o tema, promovendo e estimulando iniciativas de pesquisa e desenvolvimento relativas ao uso otimizado do etanol, considerando seu elevado potencial de desenvolvimento e importância no mercado brasileiro.
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15:00 |
Mitos sobre a competitividade do etanolAbastecer o flex com etanol quando este custar 70% ou menos que a gasolina é um critério errôneo, prejudicial ao consumidor, mas que se tornou um paradigma que influencia motoristas e políticas públicas. A mesa discute as consequências e como alterar essa percepção errônea que prejudica a competitividade do etanol.
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16:00 |
Intervalo do Café |
16:30 |
Uso Eficiente do Etanol e Emissão CO2 // EncerramentoO uso do etanol em substituição à gasolina antecedeu a percepção de sua importância do ponto de vista ambiental. A mesa avalia até que ponto novas políticas e iniciativas para reduzir emissões de CO2 podem promover o aumento da eficiência no uso do etanol.
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